Centro de Estudos Superiores de Itaituba
Portaria de Autorização: 2.557 de 15 de Setembro de 2003.
A Faculdade de Itaituba – FAI, mantida pelo Centro de Estudos Superiores de Itaituba S/C Ltda, situada à Avenida Governador Fernando Guilhon, nº 895, Bairro Jardim das Araras, CEP 68181- 110, registro no Cartório do 1º Ofício do Registro de Pessoas Jurídicas de Itaituba, sob o nº 1749/2001 do Livro A 7, Fls. 100 V. O Regimento Geral da FAI (criado em 2001) constitui-se como uma Empresa de Prestação de Serviços Educacionais de Ensino superior, de caráter privado, com fins lucrativos e atuação em toda a UF do Pará.
O Centro de Estudos Superiores de Itaituba, entidade mantenedora da Faculdade de Itaituba – FAI, responsável pelos cursos de Administração de Empresas, Letras, História, Pedagogia e Ciências Contábeis, foi fundado em abril de 2002 com o objetivo de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em todo o território da Unidade Federativa do Estado do Pará. Suas atividades pedagógicas começaram em 20 de outubro de 2003, com os cursos que concluíram em 2007. Neste mesmo ano foi liberado o Curso de Ciências Contábeis enquanto aguarda-se a liberação do Curso de Direito e a visita de Autorização do MEC para o Curso de Enfermagem. Todos os outros cursos estão devidamente reconhecidos.
A FAI está situada na zona urbana denominada Cidade Alta do Município de Itaituba, Estado do Pará, credenciada e autorizada para funcionamento por meio da Portaria /MEC nº 2.557 de 15 setembro de 2003, publicada no DOU nº 179 Seção I, Ano CXL de 16 de setembro de 2003. Os documentos, PDI e PPC apresentam na missão da IES: a Valorização do potencial humano, destacando a importância dos profissionais que colaboram no desenvolvimento da região, comprometendo-se com o equilíbrio ambiental de preservação do ambiente. A oferta dos Cursos da FAI vem atendendo a necessidade de fixar na região os estudantes do município de Itaituba, filhos de empresários madeireiros, de feirantes, de ribeirinhos, de pecuaristas, de agricultores e de profissionais da área de garimpo, evitando o deslocamento de 450 Km de Itaituba para Santarém, cidade mais próxima e para outras cidades mais distantes, contribuindo para a permanência desses em suas propriedades rurais. A IES apresenta um perfil de reconhecimento da sociedade por articular sua política institucional de formar sujeitos capazes de compreender a realidade social e os direitos e responsabilidades tendo a afirmação do princípio da participação. Deste modo, constitui-se compromisso educacional na formação do cidadão participativo, responsável, crítico e criativo.
A Faculdade de Itaituba tem o seu PDI como base do planejamento integrado de seus cursos, garantindo uma gestão acadêmica e administrativa que efetive a implementação de suas ações. Assim, ela oferece cinco cursos de Graduação, tais como: Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura Plena em Letras e Licenciatura Plena em História. Aguardando a Autorização do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Também oferece o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para o Magistério Superior, o qual já está na sua 3ª turma, desde o ano de 2004, considerado parte integrante do Projeto Piloto da Faculdade: Programa de Capacitação Docente da IES denominado “A escola chega à Faculdade” em alusão ao atendimento de parcela da população da microrregião do Tapajós que termina o Ensino Médio, uma média de 3.000 estudantes por ano, sob a jurisdição da 12ª Unidade Estadual de Ensino.
A IES está organizada sob dois princípios fundamentais: a convicção de que os espaços institucionais contemplam a diversidade e a pluralidade de pensamento, legítimos para efetivar essa missão e, a convicção de que o processo educativo de qualidade resulta da participação dos sujeitos nos processos decisórios, pelo fortalecimento de práticas coletivas na condução do projeto e das ações educativas.
A FACULDADE DE ITAITUBA (FAI) mantida pelo Centro de Ensino Superior de Itaituba S/C Ltda, possui seu PPI assentado nas redefinições dos eixos básicos subjacentes ao processo educativo. Parte-se do reconhecimento do papel fundamental da Instituição na produção, transmissão e socialização do conhecimento, socialmente válido, em toda a sociedade, entendendo o conhecimento não apenas como conteúdos cognitivos, mas também, como valores, atitudes e habilidades que se distribuem à sociedade, a partir da escola.
Defende-se também, que os conteúdos científicos, os valores, as atitudes e as habilidades se aprendem também na escola, na rotina diária da sala de aula e no funcionamento da instituição. Esta transmissão não é ingênua, pois está relacionada à concepção do conhecimento vigente. Além disto, as rotinas e o conteúdo do que se transmite está também relacionado com a maneira como se definem os mecanismos através dos quais o aluno aprende. Disto se depreende que existem duas grandes definições subjacentes ao processo de ensino: o que se entende por conhecimento; o que se entende por aprendizagem.
As definições de conhecimento e de aprendizagem direcionam o modelo de organização da Faculdade de Itaituba, suas práticas rotineiras, bem como a cultura institucional tanto ao nível de sala de aula como ao nível de gerenciamento da instituição de ensino. Conhecimento ou ciência é a atividade humana que descreve e explica os diferentes campos da realidade, buscando introduzir mudanças nos mesmos. Supõe uma atitude ativa e não contemplativa, já que sua finalidade é operar sobre a realidade para transformá-la A aprendizagem é o resultado da construção ativa, feita pelo sujeito, do objeto da aprendizagem. Supõe um aprendiz ativo que desenvolve hipóteses próprias acerca do funcionamento do mundo e que devem ser colocadas à prova permanentemente e que o professor e o acadêmico explorem e aprendam juntos. É por isto que a FAI se preocupa não apenas com os conteúdos, mas também com a forma organizativa e com as práticas cotidianas concretas do processo educativo, ou seja, o que se ensina e em que contexto organizacional se ensina.
As idéias-força estão centradas na participação e na excelência acadêmica. No que tange à participação, todos os professores de um mesmo curso tem participação direta nas decisões de ensino. No que se refere à excelência acadêmica é preciso que se adquira uma atitude e uma capacidade que se manifeste no modo de agir sobre a realidade. As palavras comovem, os exemplos atraem.
O cenário e concepções atuais da região do Tapajós em que o município de Itaituba está inserido contemplam entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios e as metodologias. E o compromisso da IES com as necessidades da população do Pólo da mesorregião de Itaituba é enfatizado pelos temas de estudo, linhas de pesquisa e atividades extensionistas de todas as áreas que abrangem todos os segmentos da população, do ato de cuidar às ações de preservar e proteger a cultura local sem menosprezar a inclusão necessária dos grupos menos favorecidos.
A Faculdade de Itaituba está comprometida com a qualidade entendida como excelência acadêmica, assumindo a responsabilidade de potenciar a capacidade de seus docentes e acadêmicos. Tratará de ampliar constantemente a aptidão de aprendizado e os elementos da cultura, entendidos estes como forma plural, através da maior quantidade e diversidade possível de experiências educativas.
Os aspectos operacionais da execução deste projeto Institucional e de ensino são flexíveis e deverá ser continuamente discutido pela comunidade da Faculdade de Itaituba para que todos os segmentos da mesma, em todas as suas dimensões, sejam de fato, agentes transformadores da sociedade. Procurar-se-á manter e garantir a consistência na ação pedagógica, a avaliação dos objetivos propostos e a unicidade filosófico-educacional do projeto pedagógico, bem como o perfil do profissional que a Faculdade de Itaituba deseja formar.
Para a consecução dos objetivos dos cursos, as diretrizes curriculares estruturadas serão compostas por conhecimentos progressivos e entrelaçados de diversas áreas do conhecimento. Desta forma, todas as áreas do conhecimento tornar-se-ão um conjunto, desenvolvendo atividades que correspondem aos objetivos dos cursos e aos anseios da comunidade em geral. Por essa razão, a IES tem priorizado a metodologia da visão global que orienta o processo educativo, dando unidade e coerência a todos os elementos que nele intervêm, em todos os passos desse processo. Não é, portanto, a metodologia, um simples conjunto de técnicas utilizadas para transmitir o conhecimento, mas sim, a definição de como estruturar toda a lógica do processo de conhecimento que vai se desenvolver através de uma estratégia educativa.
Nesse sentido, a Faculdade de Itaituba desenvolve uma proposta metodológica que busca instrumentalizar seus professores, qualificando-os para o trabalho técnico-científico-pedagógico, desde o trabalho com o ensino, bem como no de pesquisa e de extensão. Quanto à questão dos conteúdos na sua interdisciplinariedade com outras áreas do conhecimento; a problemática da metodologia de trabalho; o desvendamento dos mitos da avaliação do processo de ensino e aprendizagem terão tratamento especial por parte da Instituição.
A IES busca garantir adequados níveis de excelência acadêmica em todas as instâncias. Saber, saber raciocinar, saber fazer e saber ser, organizam o projeto político da FAI e dos conteúdos conceituais. Os procedimentos e as atividades para o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais devem possibilitar à comunidade acadêmica, sua participação como membros plenos da sociedade. A competência é definida, em sentido amplo, como o conhecimento em ação, uma habilidade reconhecida, uma capacidade que se manifesta no modo de agir sobre a realidade. Não basta que o aluno "saiba", deve "saber fazer". Assim, a IES prima pela seriedade em contratar e formar profissionais envolvidos com o desenvolvimento da região, em todos os seus cursos: Administração, Ciências Contábeis, História, Letras, Pedagogia e, agora, Enfermagem.
Essa filosofia de trabalho expressa no curso de Administração a materialização da ideia do futuro administrador para exercer a atividade profissional enquanto agente de iniciativa, criatividade e, principalmente que assumirá o perfil do homem empreendedor, neste momento histórico de avanços tecnológicos para o ensino superior. Para todos os cursos será oferecida toda a infra-estrutura física e material para o pleno desenvolvimento das atividades de ensino, considerando que a meta ao longo prazo da Faculdade de Itaituba é transformar-se em Universidade.
A prática pedagógica da IES caracteriza o processo de ensino-aprendizagem onde o educador não forma a personalidade do educando, mas exerce uma tarefa maiêutica de provocar e orientar o desenvolvimento de suas potencialidades, com base em princípios norteadores do conhecimento, princípios de aprendizagem, princípios educativos e princípios gerais de ação.
Os Princípios Norteadores:
Princípios de Aprendizagem:
Princípios Educativos:
Princípios Gerais da Ação
A Faculdade de Itaituba admite seus docentes selecionando-os com base no seu Currículo Lattes comprovado, mediante apresentação de Diplomas e Certificação de Conclusão de Cursos de Graduação e Pós-Graduação presenciais, e através de entrevista pela diretoria acadêmica, encaminhados para a Coordenação do Curso para orientá-los acerca dos planos das disciplinas, ementas, bibliografias e conteúdos a ser ministrados. O mínimo de formação exigida é a Pós - Graduação Lato sensu, em nível de especialização, bem como experiência no ensino público ou privado de, no mínimo 2 anos, de acordo com as exigências presenciais da IES, conforme consta no Plano de Carreira Docente, no Regimento e no seu PDI, considerando a dificuldade de se encontrar mestres e doutores, morando no município, e os poucos que aparecem com maior habilitação ( Pós Graduação Strictu Sensu – Mestres e Doutores) caracterizam o universo dos militares do BIS: Batalhão de Infantaria e Selva, servidores públicos federais e estaduais e pesquisadores ambientais que vem em missão ou cumprir estágios de, no máximo dois anos, além de visitantes e colaboradores de outros órgãos do sistema de rotatividade.
Os cursos da Faculdade de Itaituba, na compreensão de que o profissional de nível superior deve ter uma visão técnica abrangente, é estruturado por diretrizes curriculares dotadas das necessidades fundamentais para uma formação que envolva as áreas de planejamento, organização, coordenação, controle e direção, dentro dos campos privativos de atuação do profissional.
A qualificação docente tem sido sistematicamente realizada através da participação em cursos de aperfeiçoamento e pelo Curso de pós-graduação lato sensu em Docência para o Magistério Superioroferecido pela própria Faculdade, desde a implantação do Projeto Piloto da Faculdade, com o Projeto: “A Escola chega à Faculdade”, iniciativa destinada a estimular os estudantes da região para fazerem uma faculdade e professores a continuarem seus estudos em cursos de pós -graduação, assim como o incentivo para cursarem, em outros centros, o mestrado e o doutorado.
Também constitui o objetivo central dos projetos pedagógicos dos cursos, as reuniões pedagógicas que ocorrerão periodicamente com a finalidade precípua de preparar os professores para o exercício da práxispedagógica e a desenvolverem seus projetos de pesquisa e extensão, bem como a desenvolverem a produção intelectual. Um dos momentos de maior expectativa neste sentido tem sido o Evento Itinerante que já consta em calendário da IES, o Seminário Intercursos da Faculdade que reúne todo ano em torno de três mil pessoas durante uma semana nas dependências da instituição, com apresentação de trabalhos de alunos e de comunicações e palestras de professores e pesquisadores convidados.
Desta forma, o objetivo principal da Faculdade de Itaituba será formar profissionais capacitados para analisar as transformações exigidas pela sociedade moderna, onde o conhecimento contínuo e a globalização de mercados são a mola-mestra do desenvolvimento, sendo inseridos em um processo de conscientização do espírito empreendedor, contribuindo, dessa forma, para a formação de profissionais preocupados com o desenvolvimento da humanidade.
Entre as políticas pedagógicas e Diretrizes, a IES, mediante o desenvolvimento do ensino e de suas linhas de pesquisa, estimula docentes e alunos para os trabalhos de extensão sobre o contexto regional da Amazônia Legal , para o qual estão inseridas as suas metas:
Entre os objetivos específicos para alcançar essas metas de ação, destacam-se:
O primeiro Projeto de Extensão da FAI, a Implantação da Academia Itaitubense de Letras foi realizada pelos alunos das primeiras turmas do Curso de Letras (2003 e 2004), envolvendo a comunidade, desde escritores, professores, pesquisadores e artistas da região. Atualmente, os estudos vinculados a esse curso estão voltados para a Montagem do Atlas Linguístico dos falares da Região Sudoeste do Pará.
Também, no Curso de História, na mesma época, professores e alunos iniciaram o Levantamento de dados regionais para a Montagem de Monografias sobre diversas áreas da geopolítica do Município, através do Projeto Memória, uma iniciativa da FAI bem aceita pelas autoridades locais, que vem dando a sua contribuição fornecendo dados, recebendo bem os estudantes, permitindo entrevistas e pesquisas no acervo municipal e estadual.
Além disso, a IES participa como parceira no Projeto de Criação do Museu Histórico, Científico e Turístico da cidade, com coordenadores, pesquisadores e estagiários do Curso de História que irão contribuir com cursos, treinamentos, Organização das Galerias para implantação do Museu, Oficinas e Coleções.
No Curso de Administração, os alunos já estão envolvidos em projetos de iniciação científica, pesquisando sobre os setores de extração da madeira, de extração do ouro, de políticas do 3º setor, atuando em palestras e cursos, bem como, em estágios de observação e reestruturação do funcionamento das empresas da região, parceiras da FAI, tais como: Caixa Econômica Federal, SECTAM, Banco do Brasil, Associação Comercial, SEBRAE e Prefeitura Municipal.
O Curso de Pedagogia inicialmente estava envolvido na montagem do Projeto Político Pedagógico das escolas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Atualmente, desenvolve pesquisas e Projetos Alternativos de Alfabetização, Combate às Drogas, Educação Indígena, Educação Empreendedora e Educação Rural, além da participação em Campanhas locais nas áreas de Saúde, Lazer, Cultura e Esportes do Município.
Em Ciências Contábeis, sendo a primeira turma de concluintes em 2010, seus TCC’s versaram sobre Tributação e Contabilidade Gerencial e o foco de pesquisa envolveu os avanços da Contabilidade: a Contabilidade Digital, a Nota Fiscal Eletrônica, a Contabilidade Corporativa e a Qualidade de Custos nos Poderes Governamentais.
A FACULDADE DE ITAITUBA depois do funcionamento do seu primeiro PDI está reorganizando sua estrutura acadêmica quanto aos conteúdos e quanto à metodologia (baseada em pesquisa ) tanto para atendimento às diretrizes pedagógicas com a implantação do NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico,em que consta também um espaço para Ouvidoria para atender solicitações e reclamações dos alunos e realizar seus projetos de acompanhamento de egressos. Também o processo de avaliação está sendo modificado para adequar novas formas de nivelamento e acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem ou de frequência e aproveitamento.
Os Cursos de Letras e História, no início eram os cursos mais necessários às exigências da comunidade, considerando a falta de professores dessas áreas para o Ensino Básico. No entanto, são esses segmentos que atualmente não preenchem o número de vagas ofertadas na FAI, começando o processo de perda desde a inscrição no processo seletivo causado por vários motivos: falta de documentos comprobatórios do ensino médio ou registros irregulares; reprovação no teste seletivo, principalmente na redação; perda de emprego ou falta de comprovação de renda ou emprego; desistência por dificuldades de transporte (no período de chuvas não há estradas e o transporte se dá através de barcos e balsas sobre o Rio Tapajós); professores - estudantes ribeirinhos não conseguem frequência regular em função da dificuldade de locomoção. Também existe uma Lei Municipal que dá prioridade ao Pedagogo para atuar no Ensino fundamental, acarretando o desinteresse dos estudantes para cursar Letras e História, uma vez que não estão sendo admitidos para atuar nas séries finais do Ensino Fundamental por conta desta Lei.
Com base no primeiro levantamento das causas de evasão (desistência, trancamento, dependência, reprovação), destacou-se a questão sócio – econômica decorrente de atrasos de pagamento de alunos funcionários públicos municipais e estaduais (professores do ensino fundamental), segmento em que ocorre maior índice de faltas e maior grau de inadimplência. Esses alunos são os que mais procuram os cursos de licenciaturas, formação de professores, entretanto são os que não conseguem permanecer em função de mudanças em seus horários de trabalho, geralmente atuam em períodos rotativos provisoriamente ou por não conseguir manter-se no emprego e, consequentemente, manter-se na faculdade. Muitos desses alunos–professores não foram contemplados pelo PROUNI por não terem participado do ENEM, são professores com Magistério ou Cursos Técnicos antigos, já atuantes no campo profissional da educação, hoje considerados leigos, que voltaram a estudar para se adequarem à Nova LDB. Infelizmente, alguns não conseguem permanecer na Faculdade em função do trabalho ou da situação financeira.
Em relação aos conteúdos procura-se implementar um resgate da cultura regional e inserção de temas sobre a cultura amazônica, buscando valorizar a presença da cultura indígena Munduruku, da diversidade cultural nos programas já existentes, sem desconsiderar a história da exploração, da colonização e atividades emergentes do terceiro setor que convivem paralelamente em harmonia com atividades humanas primitivas.
As ementas dos cursos da Faculdade de Itaituba foram elaboradas, discutidas e analisadas num processo coletivo onde participaram todos os membros envolvidos na estrutura dos projetos da Instituição. Portanto, tais ementas sofreram algumas alterações, para atendimento das exigências da Comissão Verificadora ( em junho de 2003) , juntamente com os coordenadores dos cursos, quando da sua implantação.
Também outras mudanças quanto à ordem de oferta das disciplinas ocorreram a partir do 2º período de funcionamento de todos os cursos (1º semestre de 2004) para atender a conveniência do corpo docente presente na IES e reestruturação do laboratório de informática.
Ao longo do desenvolvimento da estrutura curricular com o PDI de 2008 a 2012, a Faculdade de Itaituba irá oferecer ao estudante mais oportunidades de investigação, seminários, estágios, programas de formação complementar com base em núcleos temáticos flexíveis e atividades livres, favorecendo-lhe conquistar performances criativas e dinâmicas, pois acredita-se que as diferentes alternativas para a formação do profissional da educação possibilitam ao aluno construir caminhos próprios de aprofundamento e ampliação de conhecimentos sobre temas e áreas de seu interesse.