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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Avaliação Institucional 2015

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Dimensão 2 - Política de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

ASPECTOS AVALIADOS

  • Políticas de melhoria da qualidade do ensino.
  • Políticas de extensão articuladas com a demanda da comunidade e coerente com PDI.
  • Políticas de incentivo à participação em pesquisa e extensão.
  • Incentivo à participação e divulgação de eventos.
  • Esclarecimentos de informações sobre pesquisa e extensão

INSTRUMENTOS

  • Pesquisa documental das políticas de pesquisa e extensão praticadas pela IES.
  • Análise dos procedimentos adotados para registros de projetos de pesquisa e extensão.
  • Levantamento das atividades de extensão desenvolvidas pela IES.
  • Análise das Políticas de incentivo ao docente e discente.
  • Questionário aplicado ao corpo discente e docente.

RESULTADOS

  • No que se refere à Pesquisa e Extensão dentro do PDI, as metas estão sendo cumpridas, porém é necessário avançar na extensão e principalmente nas pesquisas.
  • Os cursos desenvolvem projetos de extensão semestralmente, apresentando trabalhos no formato de resumo e painéis. A participação dos alunos ainda não é expressiva. Esses eventos são abertos ao público.
  • A maioria dos docentes nunca necessitou pedir auxílio para participar de eventos científicos (congresso, encontros, seminários, etc.); alguns docentes desconheciam que a IES poderia apoiar sua participação em eventos científicos (congresso, encontros, seminários, etc.).
  • A maioria dos discentes afirma que a IES apoia a participação em eventos científicos, mas apenas com dispensa de presença as aulas para os que participam.
  • Em relação a participação em atividades de pesquisas institucionais, cerca de 33% dos discentes consideram bom o apoio dado pela IES, e 20% acham regular esse apoio dado pela IES.
  • Eventos são realizados, porém, com registros ainda insuficientes (projetos e relatórios). Em 2015 com as Coordenações de Curso, realizaram cobranças e houve uma melhora na entrega dos projetos e seus relatórios em relação aos anos anteriores.
  • Na FAI não existem grupos de pesquisas. A pesquisa promovida é devido a elaboração dos TCCs, geradas pelos docentes e discentes.
  • São poucos os docentes que publicam em eventos e revistas de diversos locais do país. - Em 2015 a FAI elaborou uma “série editorial” (ISBN) para a publicação de trabalhos dos docentes, discentes e profissionais de outras instituições, publiquem seus artigos. A instituição pretende dar continuidade nesse tipo de publicação (indexada).

AÇÃO CORRETIVA

  • Buscar avançar nas políticas de apoio ao docente para projetos de pesquisa e extensão.
  • Elaborar diretrizes para incentivo à participação em eventos, principalmente para publicações, entre outros.
  • Criar um grupo de pesquisa e cadastrá-lo no CNPQ.
  • Há necessidade de maiores cobranças por parte da coordenação do curso e da secretaria acadêmica junto ao docente para a elaboração do projeto de extensão e relatório dos resultados do evento.
  • Criar um programa de incentivo ao corpo docente e discente para participação em eventos científicos.
  • Buscar sensibilizar a IES da necessidade do apoio à participação de eventos de caráter científico e para pesquisas tanto para os docentes, quanto para os discentes.
  • A pesquisa precisa ser consolidada. A instituição precisa criar um programa de incentivo ao corpo docente e discente para publicação de artigos em eventos e revistas científicas.