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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Avaliação Institucional 2015

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Dimensão 7 - Infraestrutura Física

ASPECTOS AVALIADOS

  • Qualidade do atendimento, esclarecimento e dos serviços prestados pelos setores.
  • Conservação, limpeza e segurança da IES. - Quantidade de equipamentos e manutenção dos laboratórios.
  • Atualização, atendimento e espaço da Biblioteca. - Condição do Auditório.
  • Analisar e avaliar a qualidade da infraestrutura física, dos recursos de informação e comunicação, relacionando-os às atividades acadêmicas e às finalidades da Instituição.

 

INSTRUMENTOS

  • Questionários com questões específicas para avaliar cada setor.
  • Análise do resultado da Ouvidoria. - Reuniões e discussões com os encarregados dos setores RESULTADOS
  • A FAI está em plena expansão, com a criação de novos cursos, aumento da estrutura física, redimensionamento do seu quadro de professores e funcionários técnicoadministrativos.
  • Foi avaliado também o atendimento da secretaria e setor financeiro. A avaliação foi de “bom a muito bom”.
  • O serviço do setor de cópias é terceirizado e a maioria dos acadêmicos considerou o espaço e o serviço prestado como insatisfatório. A lanchonete também é terceirizada e teve conceito de regular (25%) a bom (28%). Os serviços oferecidos são atribuídos principalmente à demora no atendimento e qualidade dos serviços de modo geral.
  • O espaço das salas de aula, a climatização e a iluminação são considerados pelos discentes como bom e muito bom, tendo uma ótima infraestrutura, com projetor multimídia e ar condicionado.
  • Em relação a limpeza e conservação da instituição, a nota foi “excelente”. O conceito dado para os banheiros (quantidade, espaço e limpeza) foi de “bom” (34%) a “muito bom” (26%).
  • Os laboratórios tiveram um conceito “bom” (32%), avaliação em todos os quesitos (espaço, limpeza e materiais disponíveis para aulas práticas, como microscópios, luvas, bonecos, reagentes, etc.).
  • A biblioteca tem conceito “bom” e “muito bom” quanto ao espaço físico (58%), ao serviço prestado (63%), qualidade e quantidade de obras (58%), organização e localização dos livros (60%) e horário de abertura e fechamento (60%). A estrutura disponível foi ampliada em 2014 e o seu acervo está sendo atualizado anualmente. No entanto, há necessidade de maior número de assinaturas de periódicos de todos os cursos. Dos quesitos avaliados, o horário de abertura e fechamento da biblioteca nos chamou a atenção, pois, apesar da maioria ter considerado bom, uma parte (32%) dos acadêmicos considerou como insatisfatório ou regular. Portanto, esse quesito deve ser mais avaliado e discutido.
  • A infraestrutura disponibilizada aos portadores de necessidades específicas (rampas, banheiro, etc.) foi considerada pela maioria como boa.
  • Os banheiros (espaço, quantidade e limpeza) também receberam uma excelente nota. Apesar do conceito, a instituição está providenciando mais três conjuntos de banheiros, para melhor atender os acadêmicos. Essa foi uma das reivindicações dos acadêmicos que foi atendida pela instituição. Não existi um banheiro de uso exclusivo para docentes, corpo técnico-administrativo e a direção geral, os mesmos, utilizam os banheiros dos acadêmicos.
  • Os bebedouros e a água oferecida foram considerados insatisfatório (45%) e regular (22%) pelos acadêmicos.
  • O recurso audiovisual (caixa de som, cabos, microfones, projetor de imagens, etc.) foi considerado com bom (35%) e regular (26%). Existem muitos projetores de imagens (um para cada sala), três caixas de som, poucos microfones e cabos. Não há um setor responsável por administrar o empréstimo e a devolução desses equipamentos.
  • Quanto a internet, diversas correções (mais um link, mais roteadores, novos computadores, notebook, peças novas) já foram feitas para melhorar a qualidade. Verificamos que é um problema de operadora na região, com cobertura fraca de sinal e pouca estabilidade. Apesar desse problema, a instituição está construindo mais salas para utilizarem como laboratório de informática, com a aquisição de dezenas de notebooks. A IES conta com um responsável por esse setor, que na medida do possível está procurando estabilizar o sinal da rede.
  • A instituição tem uma área livre que disponibiliza para os acadêmicos e funcionários guardarem as motos ou bicicletas. Outro tipo de veículo não pode entrar. Os acadêmicos consideraram esse espaço (garagem) como insatisfatório ou regular (53%), pois, não apresenta iluminação adequada e segurança; foi observado pelos acadêmicos que a falta de sinalização torna confusa a saída de veículos ao final da aula. Os acadêmicos e docentes que tem carro não tem direito a esse espaço, tendo que deixar o veículo estacionado na rua.

 

AÇÃO CORRETIVA

  • O setor cópias precisa de uma sala mais ampla, com atendentes qualificados e em maior número. A lanchonete também precisa melhorar segundo a avaliação. Esses problemas poderão ser resolvidos com uma boa negociação com os responsáveis por esses setores, já que os mesmos são terceirizados.
  • Os laboratórios necessitam de mais equipamentos (microscópios e reagentes) e de estagiários ou monitores nos turnos.
  • Apesar da constante ampliação do acervo da biblioteca, a instituição ainda necessita de maior número de assinaturas de periódicos e mais bibliografias básicas por curso. Em relação ao horário de abertura e fechamento da biblioteca, acreditamos que ele deve ser revisto. Sugerimos o funcionamento entre 14 h 00 min e 22 h 45 min.
  • Providenciar um banheiro exclusivo para docentes, corpo técnico-administrativo e a direção geral.
  • Em relação ao bebedouro e a água, acreditamos que uma restruturação dos aparelhos, como a troca por novos bebedouros de pressão, diminuiria o desperdício de água e eliminaria os copos descartáveis, que produzem lixo em excesso. - Sobre o recurso audiovisual (caixa de som, cabos, microfones, projetor de imagens, etc.), há projetores de imagens, porém, acreditamos que a instituição adquira mais caixas de som, microfones e cabos, e eleja um setor responsável (ex. secretaria ou setor próprio de controle de materiais) para protocolar o empréstimo e recebimento desse material.
  • A instituição tem um espaço livre que está sendo utilizado como garagem. Essa garagem necessita de sinalização, iluminação, organização e segurança. A IES também poderia pensar em disponibilizar um espaço para os docentes guardarem seus carros.
  • A CPA está acompanhando as melhorias de infraestrutura e entende que a IES está em plena expansão, ampliando seus espaços e serviços.
  • Há necessidade dos setores (administrativos) realizarem reuniões formais com seus funcionários para adequações em seus processos, para melhoria do atendimento.