Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
Adequação do planejamento da IES com o PDI, Projeto Pedagógico Institucional e com os projetos pedagógicos dos cursos.
Procedimentos de avaliação e acompanhamento do planejamento institucional, especialmente das atividades educativas.
Balanço de fragilidades e potencialidades institucionais.
INSTRUMENTOS
Reuniões e discussões.
Elaboração de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Avaliação realizada pelos discentes sobre os cursos, as coordenações, os professores, a infraestrutura física da FAI.
Autoavaliação discente e sua participação no processo de avaliação.
Avaliação realizada pelos docentes sobre os cursos, as coordenações, a infraestrutura física da FAI.
Análise do PDI e dos relatórios dos resultados das avaliações externas do MEC.
RESULTADOS
Houve participação expressiva de toda comunidade (n = 1443 participantes) nos processos de avaliação, demonstrando que a comunidade acadêmica respeita e entende o trabalho da CPA.
As orientações e os instrumentos propostos na avaliação institucional da FAI estão de acordo com a LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares de cada curso oferecido pela instituição e na Lei nº. 10.861/2004, que institui o SINAES.
A CPA elaborou instrumentos de avaliação, que foram discutidos e aplicados conforme diretrizes, respeitando as especificidades da IES. No entanto, esses instrumentos precisam ser melhorados.
Os critérios de avaliação dos questionários foram bem avaliados pelos discentes. Os mecanismos de avaliação são conhecidos e realizados na IES. A avaliação é de conhecimentos de toda a comunidade acadêmica. O que mudou foi a quantidade de perguntas e a forma como tudo ocorreu. O que precisa ser feito é consolidar essa metodologia, que foi a primeira na instituição.
As campanhas de sensibilização foram bem elaboradas e os resultados de participação são eficazes.
A CPA acompanha o desenvolvimento dos projetos pedagógicos e percebe que estão de acordo com o PDI e PPI. Também acompanha a avaliação dos cursos pelas comissões do MEC e pelo ENADE, e percebe que a instituição tem boa avaliação e procurar cada vez melhorar.
Existe apoio da FAI para a melhoria contínua dos trabalhos da CPA e, esta trabalha ativamente no desenvolvimento de novos instrumentos e adequação às novas diretrizes para avaliação institucional.
AÇÃO CORRETIVA
A comunidade acadêmica participa do processo, mas é preciso trabalhar melhor a participação dos docentes e funcionários técnico-administrativos.
A CPA precisa aumentar as discussões em grupo e melhorar o acompanhamento dos documentos institucionais.