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CPA - Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Avaliação Institucional 2015

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Dimensão 8 - Planejamento e Avaliação

ASPECTOS AVALIADOS

  • Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional.
  • Adequação do planejamento da IES com o PDI, Projeto Pedagógico Institucional e com os projetos pedagógicos dos cursos.
  • Procedimentos de avaliação e acompanhamento do planejamento institucional, especialmente das atividades educativas.
  • Balanço de fragilidades e potencialidades institucionais.

INSTRUMENTOS

  • Reuniões e discussões.
  • Elaboração de pesquisa quantitativa e qualitativa.
  • Avaliação realizada pelos discentes sobre os cursos, as coordenações, os professores, a infraestrutura física da FAI.
  • Autoavaliação discente e sua participação no processo de avaliação.
  • Avaliação realizada pelos docentes sobre os cursos, as coordenações, a infraestrutura física da FAI.
  • Análise do PDI e dos relatórios dos resultados das avaliações externas do MEC.

RESULTADOS

  • Houve participação expressiva de toda comunidade (n = 1443 participantes) nos processos de avaliação, demonstrando que a comunidade acadêmica respeita e entende o trabalho da CPA.
  • As orientações e os instrumentos propostos na avaliação institucional da FAI estão de acordo com a LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares de cada curso oferecido pela instituição e na Lei nº. 10.861/2004, que institui o SINAES.
  • A CPA elaborou instrumentos de avaliação, que foram discutidos e aplicados conforme diretrizes, respeitando as especificidades da IES. No entanto, esses instrumentos precisam ser melhorados.
  • Os critérios de avaliação dos questionários foram bem avaliados pelos discentes. Os mecanismos de avaliação são conhecidos e realizados na IES. A avaliação é de conhecimentos de toda a comunidade acadêmica. O que mudou foi a quantidade de perguntas e a forma como tudo ocorreu. O que precisa ser feito é consolidar essa metodologia, que foi a primeira na instituição.
  • As campanhas de sensibilização foram bem elaboradas e os resultados de participação são eficazes.
  • A CPA acompanha o desenvolvimento dos projetos pedagógicos e percebe que estão de acordo com o PDI e PPI. Também acompanha a avaliação dos cursos pelas comissões do MEC e pelo ENADE, e percebe que a instituição tem boa avaliação e procurar cada vez melhorar.
  • Existe apoio da FAI para a melhoria contínua dos trabalhos da CPA e, esta trabalha ativamente no desenvolvimento de novos instrumentos e adequação às novas diretrizes para avaliação institucional.

AÇÃO CORRETIVA

  • A comunidade acadêmica participa do processo, mas é preciso trabalhar melhor a participação dos docentes e funcionários técnico-administrativos.
  • A CPA precisa aumentar as discussões em grupo e melhorar o acompanhamento dos documentos institucionais.