Navegando Pelo Conhecimento
CPA - Comissão Própria de Avaliação

Relatório de Avaliação Institucional 2015

Páginas: (Selecione)

Faculdade de Itaituba

A FAI é uma Instituição de Ensino Superior mantida pelo Centro de Estudos Superiores de Itaituba S/C Ltda, com apoio de sua mantenedora e colaboração do seu Conselho Superior Administrativo, estando situada na Cidade de Itaituba, no Estado do Pará.

A instituição foi autorizada e credenciada em 15 de setembro de 2003 e o início de sua atividade foi em 20 de outubro de 2003, ainda no endereço que não era sua sede própria, localizada na Avenida Edivaldo de Paiva Macedo (8ª rua), n. 1238, Bairro Jardim das Araras (Centro Educacional Anchieta), com cursos de graduação (Administração, Letras, História e Pedagogia, todos obtiveram nota 3) e Pós-Graduação “Lato Sensu” em Docência para o Magistério Superior.

Objetivando implantar novos cursos e melhorar as instalações para proporcionar qualidade de ensino, em janeiro de 2005 passou a funcionar em sede própria, localizada na Avenida Dr. Fernando Guilhon (4ª rua), n. 895, Bairro Jardim das Araras, com os cursos de Letras, História, Pedagogia e Administração.

Em 2008 a FAI recebeu as Comissões de Avaliação Externa para Reconhecimento dos seus primeiros cursos e a de Recredenciamento da IES. Nesse mesmo ano as primeiras turmas colaram grau e o Curso de Ciências Contábeis foi liberado.

Em 2011 o Curso de Enfermagem foi autorizado a funcionar e está previsto a conclusão de suas primeiras turmas no ano de 2016.

Em 2014 e 2015 a FAI recebeu Comissões de Avalição Externa para a Renovação do Reconhecimento de Administração (nota 3), Ciências Contábeis (nota 3), História (nota 4), Letras (nota 3) e Pedagogia (nota 4), e está esperando a comissão para a Renovação do Recredenciamento da IES.

A FAI ainda está aguardando a publicação das Portarias de autorização dos cursos de Ciências Biológicas (nota 3) e Farmácia (nota 3). Esse processo de avaliação leva em consideração a missão da FAI, intitulada: “a valorização do potencial humano, destacando a importância do profissional da Educação Superior e das demais instâncias que colaboram no desenvolvimento da região, comprometendo-se com a cultura e com ampliação dos saberes”, cuja implantação se reporta ao primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2002-2006).

Essa missão visa contribui para o desenvolvimento da população situada na região do médio Rio Tapajós, Sudoeste do Estado do Pará, bem como, estimular e promover o conhecimento do espírito cultural, científico e técnico; auxiliar na formação de profissionais cientes dos padrões éticos e morais.

Contudo, esse processo teve como objetivo geral, construir conhecimento sobre a instituição e conhecer suas relações com a comunidade organizada. Desse modo, a instituição estará cumprindo com sua função social, uma vez que tem como princípio norteador de todo o processo, a democracia participativa e a ética humana.