Navegando Pelo Conhecimento

Farmácia
Duração
Modalidade de Ensino

Presencial

Grau

Bacharelado

Perfil do Curso

O Curso de Farmácia proposto pela Faculdade de Itaituba caracteriza-se por uma formação farmacêutica generalista, humanista, crítica e reflexiva, tendo como atribuições essenciais a promoção e a proteção da saúde humana, por meio de atividades relacionadas ao fármaco, aos medicamentos e correlatos, às análises clínicas e toxicológicas, ao alimento e à saúde pública. Visa à produção de conhecimento baseada no modelo de vigilância à saúde, a partir da prática e reflexão sobre ela, buscando a transformação da prática profissional e da formação de profissionais de saúde, dos processos de trabalho e da qualidade de vida e de saúde das pessoas e da população do município de Itaituba e dos municípios ribeirinhos da região do Tapajós que estão constantemente afetados pelas epidemias tropicais. Pretende explorar essas inovações em parceria com a comunidade e com o Poder Público e de Iniciativa privada, respeitadas as especificidades e necessidades particulares de cada trabalhador da saúde. Num currículo orientado por competência, a seleção de conteúdos, atividades de ensino-aprendizagem e cenários de prática e de desenvolvimento de atributos passam a estar articulados e integrados, no sentido da construção do conhecimento e outras capacidades. A posição privilegiada, não somente no campo econômico, mas de verificação social e cultural fazem de Itaituba e do Sudoeste do Pará, uma singular região, em que o crescimento está acontecendo rapidamente, acompanhado de um forte investimento educacional e que está proporcionando a continuidade do processo de desenvolvimento a ser alimentado com as forças vivas da comunidade, também com profissionais cada vez mais preparados e capacitados para a concorrência do exigente mercado de trabalho da Prestação de Serviços na área de Saúde. Em relação aos conteúdos procura-se implementar um resgate da cultura regional e inserção de temas sobre a cultura amazônica, buscando valorizar a presença da cultura indígena Munduruku, da diversidade cultural nos programas já existentes, sem desconsiderar a história da exploração, da colonização e atividades emergentes do terceiro setor que convivem paralelamente em harmonia com atividades humanas primitivas. A preocupação com os conhecimentos voltados para a área da saúde representa o início do desenvolvimento do currículo orientado por profissionais da região, com competência para atuar na IES, com a inclusão de representantes da sociedade civil e a figura do NDE e pela atuação da CPA. Para isto será criada uma Unidade Farmacêutica na IES, a partir da metade do curso, adequada às necessidades locais, buscando atender aos aspectos filosóficos, ideológicos e pedagógicos, com estratégias que permitam o desenvolvimento da prática profissional para estudantes e docentes envolvidos, apesar das limitações que serão enfrentadas para o desenvolvimento pleno dessa proposta.

Atividades do Curso

PROPOSTA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (PALESTRAS, COMUNICAÇÕES, SEMINÁRIOS, OFICINAS E CURSOS DE EXTENSÃO

TECNOLOGIA DAS FERMENTAÇÕES E ENZIMOLOGIA: Princípios e processos de tecnologia de fermentações. Produtos farmacêuticos obtidos por processos fermentativos.

TECNOLOGIA DE FITOTERÁPICOS: Produtos fitoterápicos: planejamento, operações de transformação, desenvolvimento, preparação, instalações, equipamentos e controle de qualidade específicos para fitoterápicos; normatização da produção e comercialização de fitoterápicos no Brasil.

BIOLOGIA MOLECULAR APLICADA AO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL: Princípios de técnicas de biologia molecular aplicadas em análises clínicas.

GERENCIAMENTO EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS: Organograma laboratorial. Informática no laboratório clínico. Preços e custos de exames laboratoriais. Fluxograma de exames. Organização física. Gerenciamento laboratorial.

HABILIDADES EM ANÁLISE BIOQUÍMICA E TOXICOLÓGICA DE FLUIDOS BIOLÓGICOS: Realização e interpretação de exames laboratoriais aplicáveis ao diagnóstico de alterações metabólicas primárias e secundárias e intoxicações exógenas. Metodologias e controle de qualidade aplicáveis ao diagnóstico bioquímico e toxicológico.

HABILIDADES EM ANÁLISE CITOLÓGICA DE FLUIDOS BIOLÓGICOS:
Realização e interpretação de exames laboratoriais aplicados ao diagnóstico hematológico e diagnóstico citológico de fluidos e secreções biológicas. Metodologias e controle de qualidade aplicáveis ao diagnóstico citológico.

HABILIDADES EM IMUNODIAGNÓSTICO: Realização e interpretação de exames laboratoriais aplicados ao diagnóstico imunológico de doenças de caráter auto-imune, imunodeficiências e doenças infecciosas. Metodologias e controle de qualidade aplicáveis ao diagnóstico imunológico.

MICOLOGIA CLÍNICA: Aspectos clínicos, realização e interpretação de exames microbiológicos para o diagnóstico de infecções fúngicas.

ANÁLISE DE ALIMENTOS E ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E MICROSCÓPICA DE ALIMENTOS: Amostragem e preparo de amostra. Análises químicas, físicas e sensoriais. Análise de dados.Técnicas convencionais e métodos rápidos de isolamento e identificação de microorganismos. Técnicas utilizadas em análise microscópica.

GESTÃO DE QUALIDADE DE ALIMENTOS: Ferramentas indispensáveis para gerenciamento de qualidade em empresas de alimentos visando a competição no mercado.

PRINCÍPIOS DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS: Princípios físicos no processamento de alimentos. Operações unitárias relevantes. Métodos emergentes.

TECNOLOGIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: Princípios de tecnologia aplicados a produtos de origem vegetal e animal.

Forma de Acesso ao Curso

O acesso ao Curso dá-se por um processo de seleção com duas provas: uma Prova Objetiva de múltipla escolha de caráter classificatório e outra de Redação de caráter eliminatório, devendo obter média de no mínimo 4,0 para ingresso. As provas destinam-se a classificar candidatos inscritos para os cursos de graduação ministrados pela Faculdade, classificando-os em ordem decrescente de acordo com os resultados produzidos, no estrito limite das vagas autorizadas, observada a pertinente legislação federal, aplicada à espécie. Esse processo de seleção para os cursos e habilitações tem por objetivo avaliar a capacidade intelectual dos candidatos para estudos superiores na forma disciplinada pela Comissão de Processo Seletivo - CPS, designada pelo Diretor Geral.

A Comissão de Processo Seletivo (CPS) que regulamentará a sistemática do processo de seleção, em seus vários aspectos, dentre os quais se destacam: aspectos formais do processo; prazo de inscrição; documentação exigida dos candidatos para a inscrição; número e forma das provas; critérios de classificação para o preenchimento das vagas; e outros aspectos exigidos por lei, ou julgados convenientes.

A CPS da FAI é composta por: um representante da Entidade Mantenedora; pelo Secretário Geral; por 2 (dois) representantes do Corpo docente; e uma secretária de Comissão de Processo Seletivo, por esta designada, podendo ser ou não componente da mesma. Semestralmente, antes de cada período letivo, a Faculdade tornará público seu critério de seleção de alunos nos termos do art. 41, inciso II, da Lei n.º 9.394, de 1996, e de acordo com orientações. O resultado do processo de seleção é válido, para efeito de matrícula, somente para o período letivo imediatamente subsequente, tornando-se nulos seus efeitos se o candidato deixar de apresentar a documentação completa, dentro dos prazos fixados em edital.

O processo seletivo, a critério da Diretoria Geral, em conjunto com a Comissão do Processo Seletivo, poderá ser terceirizado. Semestralmente, a Faculdade tornará público o catálogo que constará os seguintes dados: qualificação do seu corpo docente em efetivo exercício nos cursos de graduação; descrição dos recursos materiais à disposição dos alunos, tais como laboratórios, computadores, acessos às redes de informação e acervo da biblioteca; elenco dos cursos autorizados, reconhecidos e dos cursos em processo de reconhecimento, assim como dos resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação; e o valor dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos e as normas de reajuste aplicáveis ao período letivo a que se refere.

Perfil do Discente

As finalidades da FAI e de sua atuação e inserção na região justificam-se, por um lado, pela preocupação dos autores do projeto pela capacitação dos professores do município, considerando que a IES foi a primeira Instituição de Ensino Superior a instalar-se na região, possui sede própria, além de contar com infra-estrutura adequada, em termos de salas de aulas, ambientes para práticas, laboratórios, biblioteca e corpo docente devidamente habilitado. Por essa razão, a FAI solicita autorização para implantar novos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Cursos Superiores da Área de Saúde, considerando as demandas sinalizarem para esta vertente, as expectativas da comunidade itaitubense, as exigências da sociedade como um todo e a demanda dos egressos do Ensino Médio do Município. Para consecução dos seus objetivos, a FAI adota uma filosofia plural, com uma prática pedagógica sócio-construtivista, em que a participação dos envolvidos, na construção do conhecimento, torna-se uma política de desenvolvimento do ensino na região. Todas as etapas do processo ensino-aprendizagem da IES estão baseadas numa concepção multicultural, acatando e respeitando diferentes ideologias, sem priorizar essa ou aquela corrente de pensamento, uma vez que a pretensão é cumprir a pluralidade de ideias e não defender qualquer tendência pedagógica, mesmo que a sua postura esteja norteada para o construtivismo, considerando a forma presencial que valoriza a presença do profissional da saúde, de gestão e da educação. A participação da Secretaria Municipal de Saúde do município de Itaituba é fundamental para o desenvolvimento da Unidade de Saúde dos cursos da FAI e do currículo como um todo. Essa parceria vem sendo construída desde o início de funcionamento da Faculdade de Itaituba (2003) representando, atualmente, um dos principais eixos na transformação da educação de profissionais de saúde e do cuidado às necessidades de saúde das pessoas do Município. Além da inserção de estudantes e docentes na rede de serviços de saúde municipais, os profissionais da Secretaria também participarão da elaboração e execução das Unidades Educacionais e do Curso de Bacharelado em Farmácia, integrando o ensino e o trabalho em saúde. A IES, para solicitar as 100 vagas anuais leva em consideração a população média regional de egressos do Ensino Médio que é de mais de 5.000 alunos por ano e as necessidades básicas de saúde e saneamento da região severamente afetada por endemias tropicais, por ser região ribeirinha e de garimpos.O perfil do profissional de Farmácia caracteriza-se pelo amplo conhecimento científico, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, atuando em equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde, respeitando a legislação vigente e os princípios éticos da profissão. O farmacêutico deverá compreender as diferentes concepções do processo saúde-doença, os princípios psicossociais e éticos das relações humanas e os fundamentos dos métodos científicos, atuando na transformação de realidades e em benefício da sociedade, com a consequente melhoria da qualidade de vida da população. A profissão do farmacêutico é regulamentada pela Lei n.º 3.820, de 11.11.60 e pelo Decreto-Lei n.º 85.878, de 07.04.81. A Faculdade de Itaituba pretende formar Farmacêuticos,... com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva com atribuições essenciais a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O farmacêutico deverá ser um profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção sanitária.A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá absorver as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades, em benefício da sociedade.A complexidade das áreas de atuação: medicamento, análises clínicas e toxicológicas e alimentos ? não permite o delineamento de um único perfil profissional, mas de perfis que contemplem as respectivas modalidades. As atividades em cada uma destas áreas exigem competências e habilidades específicas requerendo formação técnico-científica diferenciada, com espaço próprio para serem adequadamente desenvolvidas.

O Graduado em Curso de Farmácia da FAI receberá o título de Farmacêutico seguido da(s) modalidade(s) cursada(s), assim denominadas: Medicamentos, Análises Clínicas e Toxicológicas e Alimentos.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Além das disciplinas regulares da grade curricular, os alunos para concluir o curso de farmácia devem ter participado de Disciplinas Optativas , de Atividades Complementares Semestrais e da Banca da Monografia. As atividades que garantem a conclusão do curso começam com os estágios de observação, continuam com os estágios de Habilidades práticas, os projetos desenvolvidos nas disciplinas de Metodologia Científica, a apresentação da Monografia, Estágios Supervisionados de Habilidades de Práticas Farmacêuticas e Atividades Complementares, em Ação Conjunta.

Estágio Curricular

Os Estágios propostos pela faculdade de Itaituba para o Curso de Farmácia são em número de 4, descritos abaixo, que serão realizados ao longo do curso , abrangendo as diversas áreas de atuação do Farmacêutico.

  1. Estágio Supervisionado I - Observação da Profissão: 72 horas
  2. Estágio Supervisionado II - Farmácia Escola: 72 horas
  3. Estágio Supervisionado III -Laboratório:72 horas
  4. Estágio Eletivo Supervisionado IV- Estágio Eletivo.

O Estágio Supervisionado I: Observação da Profissão, compreende a observação das atividades relacionadas ao âmbito profissional farmacêutico em local escolhido pelo aluno e aprovado pelo coordenador das atividades de estágio.

O Estágio Supervisionado II: Farmácia Escola, compreende atividades relacionadas com a assistência farmacêutica podendo ser realizado na Farmácia Escola do Curso de Farmácia da FAI e/ou em farmácias privadas de direito público conforme disponibilidade de vagas.

O Estágio Supervisionado III: Laboratório de Análises Clínicas, compreende as atividades relacionadas com as análises clínicas podendo ser realizado no Laboratório Escola do Curso de Farmácia da IES e/ou em laboratórios privados de direito público conforme disponibilidade de vagas.

O Estágio Eletivo Supervisionado, denominado de Estágio Eletivo poderá ser realizado em uma das áreas descritas no Art. 9º, escolhida pelo aluno com base nas considerações abaixo:

- Indústria Farmacêutica/Cosméticos/Alimentos- A localização dos locais de estágio poderá ser fora da região de Passo Fundo, face à inexistência atual de indústrias Farmacêuticas na região.

- Laboratório de Análises Clínicas e/ ou Toxicológicas - deverá ser obrigatoriamente realizado em Passo Fundo, salvo exceções relacionadas à inexistência de vagas, que serão analisadas e resolvidas em conjunto pela Coordenação de Estágio e Supervisão acadêmica, respeitando, sempre que possível, a distância máxima de 150 Km, conforme ordem de serviço da unidade administrativa da Faculdade de Itaituba que dispõe sobre as atividades de supervisão de estágio.

- Farmácias públicas, privadas, externas, internas, homeopáticas: deverá ser obrigatoriamente realizado em farmácias localizadas em Itaituba, salvo exceções relacionadas à inexistência de vagas. Neste caso, deve ser respeitada a distância máxima de 150 Km, conforme ordem de serviço da unidade administrativa da Faculdade de Itaituba que dispõe sobre as atividades de supervisão de estágio. Tais situações serão analisadas e resolvidas em conjunto pelas Coordenações do Curso e Estágios.