Navegando Pelo Conhecimento

Fisioterapia
Duração
Modalidade de Ensino

Presencial

Grau

Bacharelado

Perfil do Curso

A Faculdade de Itaituba, entidade mantida pelo Centro de Estudos Superiores de Itaituba S/C Ltda, com apoio de sua Mantenedora e colaboração do seu Conselho Superior Administrativo e seu Colegiado de Cursos, decide criar o Curso de Fisioterapia, para isto designando docentes para constituir seu NDE - Núcleo Docente Estruturante, visando a elaboração e acompanhamento do PPC - Projeto Pedagógico do Curso e sua organização acadêmica.

Pelo fato de já possuir o Curso de Enfermagem com seus Laboratórios, em pleno funcionamento; por ter sido autorizado o Curso de Farmácia, aguardando apenas a publicação da Portaria para começar; por possuir professores, infraestrutura e livros da área de Ciências Biológicas em número suficiente; e por ter procura e demanda para cursos voltados para as áreas de Saúde.

As demandas pelos serviços fisioterapeutas vêm se expandindo por diversas áreas, que vão do esporte à estética. Atenta a essa diversidade de atuação, a FAI criou um curso que oferece uma visão global e humana das funções desempenhadas pelo fisioterapeuta, incentivando a atuação ética e com autonomia profissional, a fim de capacitar o profissional para a administração de serviços e equipes.

O estímulo à pesquisa e ao ensino são fatores singulares na formação oferecida pela Faculdade de Itaituba, pois visa à constante evolução e a perpetuação do conhecimento do campo fisioterapêutico. A Instituição exige, com base na legislação vigente que o curso tenha o seguinte perfil: o estudante deverá estar capacitado ao exercício do trabalho do profissional de Fisioterapeuta em todas as suas dimensões, o que se supõe pleno domínio da natureza do conhecimento biológico; ter uma fundamentação teórica adequada e atualizada na qual inclua o conhecimento da diversidade dos ser humano, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; ter uma visão crítica sobre problemas de ordem biológica e saiba interpretar as relações entre a natureza e ciência; ser generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade; estar consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol do cuidado humano, políticas de saúde, meio ambiente e biossegurança, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente na busca de melhoria da qualidade de vida; estar comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais.

Autorização

Publicado no Diario Oficial da União de 11/12/2017 – SEÇÃO 1 – PÁGINA 42

PORTARIA Nº 1.253, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017

O SECRETÁRIO DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o Decreto n° 9.005, de 14 de março de 2017, e tendo em vista o Decreto n° 5.773, de 9 de maio de 2006, e suas alterações, a Portaria Normativa n° 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, e considerando o disposto nos processos eMEC, listados na planilha anexa, resolve:

Art. 1º Ficam autorizados os cursos superiores de graduação, conforme planilha anexa, ministrados pelas Instituições de Ensino Superior, nos termos do disposto no artigo 35, do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Parágrafo único. As autorizações a que se refere esta Portaria são válidas exclusivamente para os cursos ministrados nos endereços citados na planilha anexa.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Anexo:

Nº de ordem: 22

Registro e-MEC nº: 201607249

Curso: FISIOTERAPIA

Modalidade: Bacharelado

Nº de Vagas: 100 (cem)

Mantenedora e Endereço de Funcionamento do Curso: CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA LTDA - ME. AVENIDA FERNANDO GUILHON, 895, 4ª RUA, JARDIM DAS ARARAS, ITAITUBA/PA.

Perfil do Discente

O fisioterapeuta que a FAI pretende formar precisa ter forte sensibilidade social e sólido conhecimento teórico e prático das disfunções mais recorrentes de interesse da fisioterapia. Esse profissional deverá apoiar-se em seguro conhecimento das ciências básicas, das possibilidades de prevenir o aparecimento de anormalidades, reconhecer a disfunção, diagnosticar, tratar e manter a saúde. Além disso, é importante ter uma participação social efetiva, integrar equipes multiprofissionais e valorizar a pesquisa e as atividades de extensão como promotoras do bem-estar do próximo. Também deverá compreender a ética como imprescindível nas relações humanas e buscar constante aperfeiçoamento profissional como arma decisiva para o progresso da Fisioterapia e da sociedade.

A proposta pedagógica do curso, sustentada na qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, busca a integração e o encadeamento entre as disciplinas, bem como a integração entre a teoria e a prática. O estímulo à pesquisa clínica e científica permeia toda a graduação, com ênfase na área da avaliação físico-funcional. Um dos diferenciais do curso é a proporção de um professor para cada quatro alunos durante as Práticas Fisioterapeutas Supervisionadas nas clínicas e nos hospitais da cidade. Desde o ingresso no curso, o aluno observa na prática os conhecimentos que adquire em sala de aula. Assim, quando chega ao último ano do curso, o estudante tem uma base teórica consolidada e está mais preparado para realizar as avaliações e atendimentos aos pacientes.

O fisioterapeuta não é um médico, mas ele trabalha em conjunto com os médicos. O médico faz o diagnóstico e o fisioterapeuta faz diagnóstico funcional, com a doença que o médico diagnosticou, entende o que ela afetou nas funções básicas do paciente e cria um tratamento para melhorar a qualidade de vida dele. O bacharel em Fisioterapia não prescreve remédios, mas prescreve tratamentos para reabilitação ortopédica, neurológica ou cardiorrespiratória. Ele pode também se preocupar com a prevenção de certas doenças e condições físicas.

O mercado de trabalho é amplo para o aluno que procura o seu diferencial, segundo o professor Velloso. Percebemos, também, que há uma absorção grande nas áreas hospitalares e clínicas, diz. Nos últimos anos, porém, duas áreas têm tido grande crescimento para o fisioterapeuta: a estética e o atendimento domiciliar.