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Letras
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Modalidade de Ensino

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A Distância

Grau

Licenciatura

O Licenciado em Letras
O Licenciado em Letras é um profissional que pode atuar em escolas como professor de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Fundamental e Médio. O curso de Letras, além de formar intelectuais para o ensino da linguagem, também proporciona ao acadêmico as oportunidades de encontrar, pelo cultivo das atividades intelectuais ligados à arte literária e ao ensino da Língua Nacional, colocação em empresas na área de Comunicação e Expressão.
Perfil do Curso

O mercado de trabalho, hoje, exige, nas diferentes áreas de atuação, competência comunicativa. Portanto, a necessidade de profissionais que atuarem na área da comunicação vem crescendo significativamente. Conscientes desse fato, os estudantes de nível médio têm procurado, em número cada vez maior, os cursos de nível superior, entre eles o de licenciatura em Letras, o que se comprova com a procura de inscrições para os processos seletivos, na região. Por outro lado, nunca na História da humanidade houve uma evolução tão grande em termos tecnológicos. No último século o homem evoluiu da máquina a vapor para a viagem espacial. O ser humano que precisava para sua sobrevivência muito mais da força física do que de seu potencial intelectual, hoje depende de escolas para manter um nível mínimo de participação e envolvimento. Atualmente, o Pará passa por uma transformação social bastante significativa, abrindo novas perspectivas para todas as áreas de prestação de serviços. O estudo das letras abrange a dimensão simbólica do homem, a eficiência na linguagem, no conhecimento e na verdade. A estrutura da linguagem e seus tipos dão a coesão e a coerência necessárias para a vida social. A importância da linguagem nesse contexto de um mundo global, é fundamental como instrumento de trabalho em todos os setores e profissões. O Curso de Licenciatura em Letras foi criado para tornar-se um núcleo de preparação de professores de Língua e Literatura para o Ensino Fundamental e Médio e também, para proporcionar ao acadêmico as oportunidades de encontrar, pelo cultivo das atividades intelectuais ligados à arte literária e ao ensino da língua nacional, outras formas de aumentar seu potencial construindo seus conhecimentos segundo os estilos individuais de aprendizagem que caracterize cada um, melhorando seu desempenho quanto à forma de comunicar-se e expressar-se. Além de todas essas questões, que já justificam a necessidade de profissionais mais qualificados, há ainda que se observar que as porcentagens de estudantes que vêm concluindo o Nível Médio têm sofrido uma elevação considerável nos últimos anos. Essa parece ser uma tendência com perspectiva de continuar. Conseqüentemente, a procura por cursos de nível superior também será maior, o que, certamente, também justifica a abertura de Curso de Letras, com habilitação em Português e sua respectiva Literatura, até porque a cidade Itaituba, assim como a região de influência carece de instituição que possa qualificar os professores das redes de ensino estaduais e municipais, dedicados aos níveis de educação básica e média.

Atividades do Curso

Por meio das Atividades Complementares, hão de se estabelecer diretrizes que permitam ao estudante trilhar sua própria trajetória acadêmica, preservando sua identidade e sua vocação. Tais atividades ampliam o espaço de participação do aluno no processo didático-pedagógico, no qual deve ser sujeito da relação pedagógica, consoante a tendência da legislação e das políticas educacionais no sentido de flexibilizar os cursos, dando oportunidade ao aluno de buscar uma formação de acordo com suas aptidões. A Faculdade de Itaituba, objetivando um curso superior de tecnologia mais dinâmico, com ênfase especial no estímulo da capacidade criativa e da co-responsabilidade do aluno no processo de sua formação definiu, em regulamento próprio que, para a integralização curricular, o aluno deve cumprir uma carga horária mínima de 100 horas referentes a Atividades Complementares que são desenvolvidas ao longo de todo o curso em desdobramentos que correspondam a disciplinas especiais, eventos diversos, cursos de línguas, informática, programas de pesquisa e extensão, representação discente, mediante acompanhamento do órgão responsável pelo curso e pelas Atividades Complementares e anotações da Secretaria Geral da FAI para registro no histórico escolar do aluno.

No curso de Letras são realizados periodicamente seminários e reuniões de curso- com a participação de alunos, professores, representante das associações de classes, empregadores para discussão da situação do curso, considerando as seguintes questões: que profissional a instituição está formando? Que profissional deveria formar? Quais os problemas de estrutura e funcionamento do curso que prejudicam a formação de um profissional competente? Quais as estratégias que poderiam ser mobilizadas para melhorar a qualidade do curso? Tal diagnóstico, aliado ao perfil do profissional, mostrará os pontos que deverão ser mantidos, melhorados ou mudados. Será o empurrão para o futuro desenvolvimento de um programa de avaliação institucional. Em síntese: o Curso de Letras da FAI se propõe a qualificar recursos humanos para atuar nas diversas áreas de abrangência do curso; desenvolver o conhecimento técnico e a capacidade crítica do aluno na área das letras e das respectivas literaturas; formar indivíduos capazes de atuarem de forma ética na construção dos conteúdos relacionados com a linguagem; formar cidadãos comprometidos com a solução dos problemas sociais, políticos e culturais da comunidade onde seu trabalho estará inserido; e promover no aluno atitude que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área por meio do ensino , das atividades de pesquisa e de extensão.

Forma de Acesso ao Curso

O Curso de Letras com Habilitação em Português e suas respectivas Literaturas, oferta 50 (cinquenta) vagas semestrais no turno noturno e 50 no vespertino /ou 100 (Cem) anuais. Para ingresso no curso, os candidatos devem passar pelo processo seletivo ou através de solicitação de matrícula, via requerimento, para aqueles alunos que já concluíram curso superior, após processo seletivo específico. A aceitação desses últimos candidatos só ocorrerá se cumpridas as exigências legais e houver disponibilidade de vagas remanescentes do processo seletivo. Os alunos matriculados terão um período de quatro anos para cursar todas as disciplinas previstas, porém, para os casos daqueles alunos com pendências, esse prazo poderá ser ampliado para, no máximo, sete anos. Para atender a necessidade do mercado de trabalho e a inclusão do aluno no sistema produtivo da sociedade, o objetivo do curso é a formação de profissionais críticos, capacitados para atuarem em áreas próprias da língua pátria, concentrando num corpo organizado de conhecimento reunindo coletivamente um curso formal de aprendizagem, em contraste com uma formação superficial. Este conhecimento compreende fatos ou hipóteses que giram em torno da compreensão de como interagem os seres humanos com seu ambiente, com seus pares, e com seus processos mentais, sempre usando a linguagem. Esse curso se caracteriza por dar ênfase à licenciatura, mas sem sacrificar a preparação do profissional, como pessoa que se inter-relaciona com o meio em que vive. Para que o curso cumpra sua especificidade, contará com uma biblioteca cujo acervo está sendo formado com o objetivo de reunir obras clássicas e os últimos lançamentos especialmente das áreas de lingüística, língua e literatura, além de outras. E, com a finalidade de fornecer material atualizado para a realização de pesquisas por professores e alunos, a biblioteca fará, também, assinaturas de periódicos relativos às áreas de linguagem e literatura.

Perfil do Docente

O Curso de Letras da FAI conta com docentes habilitados e tem em seu quadro profissionais, na maioria com nível de Especialização, e alguns com mestrado  e poucos com doutorado para exercer a docência. Entretanto, A IES tem estimulado o educador a estar se atualizando a fim de aperfeiçoar a sua prática. Essa atualização vem ocorrendo de modo formal, através do ingresso em cursos de pós-graduação ou através de seu envolvimento em linhas de pesquisa e /ou projetos de extensão. Essa qualificação permitirá ao professor as condições  para definir  as melhores estratégias para o desenvolvimento dos objetivos e conteúdos no sentido de prestar uma ajuda eficaz aos alunos em sua aprendizagem. Também é importante que o docente favoreça a autonomia dos educandos, estimule-os a avaliar constantemente seus progressos e suas carências, ajude-os a conscientizarem-se de como se efetua o processo de aprendizagem, uma vez que, compreendendo como este funciona, esses futuros profissionais da educação estarão mais aptos a favorecer as condições  para o desenvolvimento da competência linguística daqueles que serão seus alunos.

Em suas metodologias, o professor deve avançar para além da mera atuação didática e estender-se para além dos horizontes limitados da sala de aula, para englobar interações em seminários, em orientação individual e em pequenos grupos de estudo, debate e pesquisa. O docente deverá ser capaz de desenvolver o senso crítico e ético dos alunos para melhor se integrar na sociedade com responsabilidade cívica e de cidadania.

O ementário da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e suas respectivas literaturas foi elaborado com vistas a subsidiar o licenciado com os conhecimentos fundamentais para a prática profissional quer na área do magistério quer nas áreas de atividades de redação, revisão de textos e crítica literária.

Assim, o profissional que atua nesse curso deve  ter por meta:

  • Formar profissionais capacitados  a contribuir com a melhoria das condições  em que se desenvolve a educação local na realidade regional, nacional e da globalização;
  • Formar profissionais comprometidos com o projeto de transformação social e cultural, primordialmente da região;
  • Oferecer aos alunos uma formação teórica e prática, a nível de licenciatura plena que favorecerá a reflexão contextualizada sobre os problemas do sistema de ensino e apontar possibilidades para a atuação do professor em seu campo de trabalho específico; e,
  • Formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, no contexto oral e escrito e consciente de sua inserção na sociedade e das relações com os outros.

Esse perfil será ponto de referência para análise da estrutura curricular assim como para a sua manutenção ou alteração.

Perfil do Discente

O licenciado em Letras pela Faculdade de Itaituba, dispõe de um potencial genérico de atuação profissional em muitos e variados campos  da língua e da literatura, que abarcam praticamente todas as facetas da linguagem humana inclusive:

  • ensino, no magistério regular, fundamental e médio, cursos livres, aulas particulares e de reforço, magistério superior, como auxiliar de ensino, instrutor para organizações e ensino fundamental;
  • a redação, pela produção e / ou revisão de textos, editoração, secretariado;
  • a terminologia, uma área profissional ainda a ser desenvolvida no Brasil, mas que conta, no exterior com  uma crescente  demanda face às prementes necessidades de descrição e padronização dos jargões técnicos e científicos, sem o qual não é viável levar adiante uma adequada  difusão do saber teórico e aplicado; e
  • a pesquisa, quer pela condução de uma carreira, nas etapas superiores do mestrado e do doutorado, pelas linhas de teorização e da crítica, quer pela pesquisa aplicada, produtora de materiais de apoio a todas as demais áreas de atuação.

Norteado por uma concepção de linguagem definida pelas recentes descobertas científicas da área linguística, esse curso tem como pressuposto a idéia de que somente através de pesquisas contínuas, professores e alunos estarão construindo seu conhecimento, que deve ser sempre renovado em face do caráter histórico e, portanto, mutável tanto da ciência como da própria linguagem.

Uma vez que se considere a linguagem como espaço de interlocução – lugar de constituição do sujeito e de produção de linguagem – os conteúdos, metodologias e processo de avaliação tomarão por base a questão da interação entre sujeitos, tanto para o ensino da língua materna como para o ensino da língua indígena e estrangeira. Isso pressupõe que o curso dará ênfase às habilidades de uso e reflexão dos fatos linguísticos.

Através de linhas de ação voltadas para a concretização de atitudes formadoras e transformadoras, pensando, refletindo e evoluindo em conjunto, o profissional egresso do Curso de Letras da Faculdade de Itaituba terá a responsabilidade de depositar seus conhecimentos em favor da concretização de uma sociedade verdadeiramente democrática e com justiça social.

Deste modo, os princípios que orientarão no desenvolvimento do Curso de Letras da FAI pautam-se nos parâmetros da Nova LDB e nas propostas das Diretrizes Curriculares para o Curso de Letras da CEE/SESu/MEC, entre os quais destacamos:

  • A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber:
  • O pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
  • O respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • O estímulo à criação cultural, ao desenvolvimento científico e ao pensamento reflexivo;
  • A formação de diplomados aptos a se inserirem em setores profissionais e prontos a participarem no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • O incentivo ao trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da criação e da difusão da cultura, e, desse modo desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • A promoção e divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, além de comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • O estímulo ao conhecimento de problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade; e,
  • A promoção de extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica.