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NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico
Apresentação

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade de Itaituba (FAI) é um serviço voltado ao atendimento do corpo social da graduação e pós-graduação no que diz respeito ao seu desenvolvimento e planejamento de carreira, sua adaptação ao ensino superior, dificuldades de aprendizagem, entre outros.

O NAP oferece os seguintes tipos de serviços:

  • Atendimento individual ao corpo docente e discente: Apoio psicológico e pedagógico a estudantes com dificuldades de adaptação e aprendizagem.
  • Programa de nivelamento: Ações voltadas para amenizar as defasagens de aprendizagem e apoio aos professores nas dificuldades de ensino ( estudo de textos, planos e projetos).
  • Oficinas temáticas: Desenvolvimento de competências e habilidades para o mercado de trabalho e orientação profissional.
  • Orientações aos funcionários.

O público–alvo do NAP é constituído de alunos da graduação, da pós-graduação, professores e funcionários da Faculdade de Itaituba (FAI).

Histórico e Objetivos

O NAP foi criado como um projeto institucional a partir do início de suas atividades, porém de forma fragmentada. Em 2010 elaborou-se um programa institucional voltado para o atendimento ao estudante, de forma que as diversas ações realizadas, até então, em benefício dos alunos, fossem concentradas e organizadas sob a responsabilidade de uma coordenação específica para o projeto.

O objetivo maior do NAP é a promoção do desenvolvimento psicossocial do estudante universitário da Faculdade de Itaituba (FAI). O NAP pretende, através de suas ações, propiciar aos alunos oportunidades em que possam refletir sobre seus percursos de carreira, planejar o futuro profissional e desenvolver habilidades e competências necessárias ao gerenciamento de suas vidas acadêmica e profissional.

Sinteticamente, os objetivos específicos do NAP são os seguintes:

  • Promover o desenvolvimento psicossocial do estudante.
  • Oferecer auxílio à vivência acadêmica como parte da construção de um projeto profissional.
  • Promover a integração do aluno à Faculdade.
  • Promover maior adesão à instituição e ao curso, contribuindo assim para a prevenção da evasão.
  • Oferecer recuperação dos conteúdos de matemática, português e informática aos alunos ingressantes na faculdade.
  • Disponibilizar um canal de comunicação entre os alunos e a instituição através da OUVIDORIA.
  • Elaborar programas que visem prevenir a violência; o uso de drogas e o alcoolismo, bem como visem prestar esclarecimento e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões de saúde pública.
  • Colaborar com a Direção Geral no sentido de acompanhar e aconselhar os envolvidos nas ocorrências disciplinares, funcionários e acadêmicos da instituição.
  • Colaborar com a direção Acadêmica na avaliação da instituição, dos coordenadores e dos  docentes.
  • Colaborar com a CPA e coordenadores na avaliação das turmas.
  • Articular com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades..

Responsável pela ouvidoria: Lúcia Maria da Costa cruz (Psicopedagoga).

Atendimento Individual
O atendimento individual é voltado àqueles alunos que estão interessados em aconselhamento de carreira (refletir sobre sua escolha profissional ou planejar a carreira, lidar com dificuldades relacionadas à escolha da profissão) ou que estejam enfrentando outras dificuldades que afetam o seu desempenho acadêmico e a integração à vida universitária. O atendimento individual não tem custo algum aos alunos.
Justificativa

Considerando a promoção de uma expectativa significativa e uma educação para o desenvolvimento do sujeito em todos os aspectos, dentro de suas singularidades quer seja hereditárias ou sociais, a finalidade do desenvolvimento deste trabalho compete definir os parâmetros norteadores de intervenção que possibilitem o acesso aos processos cognitivos, enfatizando uma relação favorável entre este, o objeto de conhecimento e o intermediário. Para isso, são necessárias as habilidades para obter informações sobre o fenômeno, verificar frequência e descrever as características da ocorrência, como também observar a existência de relações causais entre o s fatores determinantes.

O atendimento psicopedagógico preventivo, vinculado à Comissão Própria de Avaliação (CPA), implantada desde 2004, está  direcionado aos acadêmicos da Faculdade de Itaituba (FAI), através do  Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), nas áreas de Letras, Pedagogia, História, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e da Pós –Graduação em Docência para o Magistério Superior, funcionando a partir de setembro de 2010, realizando o levantamento de dificuldades interferentes na vida acadêmica desses alunos, construindo uma relação entre eles  e a psicopedagoga.

Segundo Vigotsky, “o desenvolvimento do sujeito humano e de sua singularidade dá-se a partir das constantes interações com o meio social em que vive, já que as formas psicológicas mais sofisticadas emergem da vida social”.

Mediante o exposto, é importante uma tomada de diagnóstico inicial, a reestrutura de reavaliações diagnósticas, interrelacionadas aos questionamentos sobre o significado da concepção do conhecimento e a posição da família em relação à educação assistemática; fatores que interferem no ambiente educacional e na interveniência deste mediante a problemática.

O atendimento psicopedagógico deverá ser exercício com expediente de horas semanais pelo profissional em educação. Os alunos Portadores de Deficiência e Necessidades especiais terão suporte de inclusão ao referido atendimento. Diante disso, as intervenções do psicopedagogo conduzem a parâmetros que consistem na re-significação de idealizações relacionadas  ao ato de aprender  a seriedade da família, considerando a cultura desta, à reconstrução da auto-imagem e necessariamente a reparação do sujeito com o mediador. Alícia Fernandez nos ensina que trabalhamos para que a inteligência possa ajudar a organizar as emoções. Portanto, uns olhares mais profundos nas especificidades para obtenção de informações constituem fundamentos e norteiam soluções para  uma problemática não tão rara; porém, obscura aos olhos da sociedade e que é a partir da interveniência  da instituição educacional que se preparam o sujeito a antinomia “sujeito e sociedade”.