Relatório de Avaliação Institucional 2015
Elaboração do relatório da CPA:
Doutor Jossehan Galúcio da Frota
Mestre Vitor Hugo Jara Leite
Revisão do relatório do CPA
Doutor Francisco Cláudio Sousa e Silva
Doutora Djalmira de Sá Almeida
Mestra Aline Soares dos Santos
Esp. Augusto Cesar A. do Nascimento
Esp. Ana Paula Maffezzolli
Esp. Roberto Limenza Barros
Esp. Huyrisvaldo Almeida Barros
Esp. Djair Duarte Valério
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado com o objetivo de avaliar todos os aspectos das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, além do ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o SINAES possui uma série de instrumentos para avaliação: auto-avaliação, avaliação externa, Enade e etc. Esses processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e operacionalizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, pelos órgãos governamentais para orientar políticas públicas, pelos acadêmicos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições. Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País.
A Faculdade de Itaituba (FAI) pensando em obter melhores resultados cria em 2005 a Comissão Própria de Avaliação (CPA) (Ato Administrativo N 02/2005 – Anexo A), que vem elaborando relatórios institucionais de autoavaliação. Em 2009 A CPA sofre uma reestruturação (Ato Administrativo N 05/2009 – Anexo B) para dar seguimento na avaliação institucional.
Em 2015 a direção geral da FAI promove novamente uma restruturação da CPA através do ato de designação Nº 01/2015 (Anexo C), cujo objetivo é tentar identificar as fragilidades e as potencialidades institucionais, criando estratégias para melhoria da qualidade da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão.